sábado, 2 de maio de 2009

Somos mesmo uma república?


Essa foi boa! Estudando pra concursos eu me deparei com a nossa imaculada Constituição, que afirma veementemente que somos uma república presidencialista!
Antes do fim do ano prometo comentar sobre nosso atual presidente, mas por enquanto vamos ao lado aristocrático da coisa.
Apesar de ter sido escrita, sabe-se lá por quem, em 1988, a CF não previu que o povo escolheria Reis para representar os mais nobres e variados ofícios.
Ate onde pude contabilizar temos um Imperador com crise de estrelismo existencial, que largou a Europa pra servir seu povo na terra natal; temos um Rei perneta-gagá cheio de manias que acha que canta alguma coisa; temos o aposentado Rei dos gramados, que atualmente vive da publicidade e se encarrega se bajular o Comitê Organizador da Copa; temos a Rainha que, após perder o braço direito, insiste na sua sobrevida televisiva. E por último, mas não menos importante temos o Rei do Gado, que concluiu o seu reinado de gloria em meados de 1997.
Certamente faltaram mais membros da realeza na minha humilde listagem, mas o que importa é que eles estão no coração do povo, certo?
Com uma família real cheia de personalidades eu me pergunto: somos mesmo uma república?

3 comentários:

  1. Mas, meu.. o papel tudo aceita, não é? Ou será que a memória que ele tem carrega as falhas que teimam-se em não mudar? Ah, não, tem outra: o papel deixa as coisas mais bonitinhas e apresentáveis, e, "se pá", briga para que as pessoas aceitem o que ele "diz" ali no escrito.

    Tempos de Brasil fazendo empréstimos, de vaca louca... É, meu amigo, acho que os gregos democratas iriam achar uma bagunça esse presidencialismo monárquico, com a forma de monarquia presidencial.

    ResponderExcluir
  2. Bem colocado, Rafa...
    A gente vive numa monarquia. Um império não, pois não somos ricos e chiques o suficiente pra isso. Somos país subdesenvolvido, lembra?
    Acho que voltamos à era medieval... Mas onde estão as espadas? Gosto tanto delas.

    ResponderExcluir
  3. As espadas seriam uma boa, Mateus! Mas espadas medievais britânicas, e disso estamos longe.. o subdesenvolvimento nos pega, o presidente nos pega e os "bons" representante escolhidos nos pegam... e nos jogam no lixo! Mas é um lixo bonitinho, tem lugar pra todos, não fiquemos tristes. O bom é que "estamos" acostumados ocm isso já, então,pra quê mudar, né? Melhor se runânime e não gritar sozinho... brasileiros! É isso =/

    ResponderExcluir